29 C
Araruama
6 de fevereiro de 2026 - 17:54
Início Notícias

Projeto de lei proíbe a cobrança de ICMS em contas de igrejas e associações beneficentes do estado

No dia 31 de agosto, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), em caráter de urgência, o projeto de lei 368/2023, de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB). O PL proíbe a cobrança de ICMS nas contas de luz e gás de igrejas e templos religiosos no estado e segue para aprovação do governador Cláudio Castro.

Também são contempladas pelo PL as Santas Casas de Misericórdia, a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), Associações Brasileiras Beneficentes de Reabilitação (ABBRs), Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) e Associações Pestalozzi, desde que os imóveis estejam comprovadamente em posse dos beneficiados pela nova regra. 

“Ao proibir a cobrança do imposto nas contas de serviços essenciais, a proposta representa importante incentivo para perpetuar a atuação dessas entidades que realizam um trabalho fundamental para a população do nosso Estado, seja oferecendo conforto espiritual, apoio emocional ou reabilitação física, promovendo bem-estar, autonomia e a inclusão social de seus inúmeros beneficiados”, ressaltou o deputado Rosenverg Reis.

A proposta prevê ainda a concessão do benefício para a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef), considerada uma das maiores entidades de apoio a pessoas com deficiência do Brasil e do mundo. Fundada em 1981, hoje, a Associação realiza atividades em várias frentes, como mercado de trabalho, saúde, educação, assistência social, escolarização, esportes comunitários ou paralímpicos, cultura, formação profissional, entre outros.

Artigo anteriorAraruama inaugura Orla Oscar Niemeyer, novo cartão-postal do município
Próximo artigoVereador Thiago Moura vai entregar Moção de Aplausos a Comte Bittencourt, novo presidente nacional do Cidadania